1 Comentário

Três cristãos foram brutalmente assassinados na Turquia

Turquia

Em 2007, três cristãos foram brutalmente assassinados na Turquia. Por causa disso, o dia 18 de abril passou a ser conhecido como o Dia Global de Oração pela Turquia. Logo a Turquia, terra de Noé, de Abraão, de Paulo, dos montes Ararate e Harã, de Antioquia, de Éfeso (uma das sete igrejas do Apocalipse), da Galácia, cenários de tantos acontecimentos bíblicos. Atualmente, o número de cristãos na Turquia é inferior a 0,1% da população de 75 milhões. Pastores e líderes desse país têm incansavelmente pedido oração pelos turcos.

A Turquia é um país Euroasiático, que ocupa toda a península da Anatólia desde o extremo ocidente asiático até o sudeste da Europa. A maior cidade do país e da Europa, Istambul, tem uma população de 13,120 milhões e é a única cidade do mundo situada em dois continentes. A Turquia vive um bom momento em sua economia, com o 15º maior PIB do mundo. A cada ano ele se torna um país mais industrializado, mas mesmo assim, 27% dos empregos no país ainda são no setor agrícola, que é responsável por 9% total do PIB.

A Turquia foi o primeiro país a receber visitas missionárias, sendo destino da primeira e de outras viagens de Paulo na região da Galácia, então província Romana. Foi nessa região que o apóstolo Paulo e outros missionários cristãos evangelizaram diversas cidades no século I d.C., tais como Icônio, Listra e Derbe, e nas quais organizaram comunidades cristãs locais. Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas.

Por que orar pela Turquia nesse momento? Porque lá o solo para evangelização é árido e a batalha nos céus é dura. Hoje, com uma população de aproximadamente 75 milhões, a Turquia é um estado secular, ou seja, um país em que não há religião oficial. A Turquia está dentro da Janela 10/40, o maior desafio da igreja atual. A religião Islâmica representa 96,1% da população com cerca de 73 milhões de seguidores. Os outros 3,9% se dividem em ateus, agnósticos e cristãos. Estima-se que existam cerca de 4.000 evangélicos no país, um número bem insignificante se comparado à população total. Mesmo sendo um país secular, ainda existe um “conflito” entre islamistas e secularistas, que mesmo nos dias atuais resultam em mortes, torturas e perseguicao de cristãos.

 Desafios de Oração

  •  Ore para que os turcos se voltem para o Senhor. Que seus corações e olhos espirituais sejam abertos para verem Jesus como o caminho, a verdade e a vida.
  • Ore para que igrejas assumam a Turquia como alvo missionário.
  • Ore para que Deus dê força, vitalidade, amor e sabedoria aos missionários que já estão lá.
  • Ore pelos crentes turcos que estão sempre na linha de frente, para andarem perto do Senhor.
  • Ore para que a igreja turca seja ungida e fortalecida no Espírito Santo.
  • Ore para que o Senhor quebre as mentiras e a desinformação sobre Cristo, a Bíblia e os cristãos, que cegam e endurecem o coração daquele povo.
  • Ore pela unidade entre as igrejas e pelo seu crescimento.

 Dados Gerais

 Capital: Ancara

Governo: República parlamentarista

Populacao: 75,627.384 (2012)

Moeda: Lira Turca

Fotos: Reprodução internet

:: Asaph Muradas e Atilano Muradas