Do que adianta sermos experts em recitar versículos bíblicos se não amamos o nosso próximo? É triste ver que muitas pessoas estão tão prontas para falar sobre doutrinas e leis e não perdoam as ofensas que receberam. Irmãs da igreja que não se comunicam com as outras. Pais que não falam com filhos, filhos que aborrecem os pais. São conversas mal resolvidas, brigas, palavras ofensivas que geraram rompimento do elo de afinidade.

A característica que deve nos diferenciar daqueles que não conhecem a Cristo, é o amor e não costumes diferentes. Ir à igreja domingo a noite, entregar dízimos, usar roupas comportadas, com o coração cheio de rancor e mágoa é ser um sepulcro caiado. Exteriormente cristãos, mas por dentro pessoas afastadas da verdade bíblica. Ser Cristão é se parecer com Cristo e Jesus não agiria desta maneira. Não que ir a igreja e fazer as outras coisas sejam erradas, mas um coração cheio de mágoa, faz com que nossa oferta não tenha bom perfume para Deus.

Deus decidiu amar, mesmo você sendo “manoteiro” e cheio de erros e nos deu capacidade para fazer o mesmo ato. Amar o nosso próximo ainda quando ele erra, mais do que acerta conosco é uma decisão. O amor de Deus foi derramado no seu coração por meio de Cristo e utilizá-lo é uma decisão sua.

Muitos valores têm sido distorcidos e um deles é a espiritualidade. Alguns acreditam que um cristão espiritual é aquele que fala em línguas, tem revelação e profetiza. Na verdade todos esses dons são maravilhosos para edificação da igreja, mas o cristão espiritual é aquele que age no amor, porque o fruto do espírito é amor, paz, alegria, fidelidade, longanimidade, mansidão, domínio próprio, benignidade, fidelidade.

Todas essas características são dadas a você para serem utilizadas com o seu próximo. Ou com quem você imagina que vai utilizar o domínio próprio se não for com a pessoa que lhe faz mal? É necessário sermos mais graciosos para perdoar aquele que nos fez mal. Deus tem tido essa atitude conosco todos os dias, e por que não fazermos o mesmo com o outro? Seja amoroso, porque Deus é amor e as pessoas precisam vê-lo em você!

:: Érica Fernandes

erica.fernandes@redesuper.com.br