Com a missão de incentivar e conscientizar famílias cristãs sobre a adoção, o Ministério Adotar da Igreja Batista da Lagoinha trabalha com a visão e o desejo de ver mudança cultural e espiritual na sociedade. Existem muitos preconceitos e paradigmas acerca do tema e um grande objetivo é incentivar a adoção de crianças com perfis diversificados.

Aproximadamente, 170 famílias são acompanhadas e muitos casais já puderam ser orientados e aconselhados pelo ministério. Diversas partes do Brasil e até mesmo do exterior possuem famílias atendidas pelo Adotar e, desde sua criação, mais de 50 crianças já desfrutam dos cuidados de pais adotivos, além de obterem suporte do ministério em tempo integral.

As atividades do Adotar englobam orientações de adoção, apadrinhamento – quando o casal quer acolher uma criança numa determinada data especial – e famílias acolhedoras – adoção por tempo determinado, máximo de seis meses. As modalidades de adoção, muitas vezes desconhecidas pela sociedade, geram atividades para o ministério como a promoção de palestras, reuniões periódicas e conferências destinadas aos pais adotantes, aos adotados e aos demais interessados no assunto.

O ministério concede apoio, acompanhamento espiritual, psicológico e jurídico aos pais adotantes e filhos adotados, por meio de pessoas capacitadas. Dentre os 5 voluntários, há uma profissional da área de psicologia que atende famílias que vivenciam dificuldades e adaptações no processo de adoção. Esse suporte é muito importante no controle da ansiedade dos futuros pais adotivo, já que o tempo de espera pode ser longo. O auxílio da psicóloga é necessário também nos casos de dificuldade de adaptação da criança no lar, para que não haja devolução da criança e cause mais feridas.

Para que o atendimento jurídico seja possível, o ministério conta com a parceria de advogados voluntários e dá apoio no que for preciso em relação ao encaminhamento da documentação ao juizado e esclarecimentos de dúvidas, dentre outras necessidades.

O atendimento espiritual realizado pelo ministério funciona em tempo integral e consiste na cobertura de oração e intercessão dessas famílias, inclusive no esclarecimento do que a Bíblia fala sobre adoção partindo da realidade bíblica de que fomos todos adotados por Cristo Jesus.

Outra atividade do ministério é fazer visitas a abrigos, para levar amor e alegria, além de oração e exemplares de livros e Bíblias para as crianças e adolescentes que não possuem famílias.

A conscientização da sociedade quanto aos processos de adoção tem evoluído a cada dia, o ministério Adotar tem contribuído para isso, já que atende familiares de locais diversificados, independente da crença de cada um.

Horário Atividade
Segunda 7h às 16h Atendimento pastoral
Terça Parte manhã Atendimento pastoral
Quarta Parte manhã Atendimento pastoral
Quinta Parte da manhã Atendimento pastoral / psicológico
Sexta 7h às 16h Atendimento pastoral
Sábado eventualmente Atendimento pastoral
Domingo eventualmente Atendimento pastoral

IMG_1862menor

Informações do Ministério Adotar:

Endereço: Casa Pastoral: Rua Pitangui, 527– Concórdia / Belo Horizonte/MG.

Telefone(s): (31) 3429-9400 / 8793-1687- Pra. Mônica.

E-mail(s): adotar@lagoinha.com / monicarca@gmail.com