É uma Instituição de Longa Permanência para Idosas criada para acolher senhoras com idade superior a 60 anos e baixo grau de dependência, ou autônomas, desprovidas de recursos financeiros suficientes para o auto-sustento, e/ou que não possuam parentes ou que estejam em situação de risco pessoal ou social desde que comprovada a situação socioeconômica precária. O objetivo é oferecer um local de acolhimento que proporcione um ambiente agradável, seguro, respeitoso, onde os direitos e as garantias dos idosos são observados e as suas identidades respeitadas.

A casa, estruturada para abrigar até 27 idosas, possui lista de espera para conseguir vaga, e quando surge, há uma pré-seleção. O processo de seleção consiste em visita à casa, entrevista com o serviço social, avaliação da enfermeira responsável técnica e coordenadora, além da apresentação de exames/relatório médico com parecer do médico que acompanha a casa. Em cumprimento ao Estatuto do Idoso, após este processo, a própria idosa que ficará abrigada na casa assina o contrato de prestação de serviços e um termo de compromisso para visitação pelo parente mais próximo ou responsável. Pela prestação de serviços às idosas é cobrada uma contribuição mensal de 70% de qualquer benefício previdenciário.

A Casa das Vovós é adaptada e adequada dentro das normas da Vigilância Sanitária e Promotoria do Idoso. Não possui degraus e nem escadas, possui barras de segurança e pisos antiderrapantes, além de ser equipada com mobiliário necessário ao atendimento ao idoso. O local é composto por 2 quartos com 6 camas, 1 quarto com 5 camas, 2 quartos com 3 camas, 2 quartos com 2 camas, 1 quarto com 1 cama, 2 salas de convivência, 4 banheiros para as idosas, 2 banheiros para funcionários e visitantes, refeitório, cozinha, despensa para alimento, despensa para produtos de limpeza, área de tanque, lavanderia, escritório, sala de enfermagem e área externa com jardim, bancos e viveiro, além da área com horta. A área externa é muito utilizada para eventos, trabalhos manuais, recreação e lazer.

Para atender as demandas das idosas e a própria legislação, a equipe profissional é composta por 1 coordenadora, 1 enfermeira responsável técnica , 8 técnicos em enfermagem, 2 cuidadoras de idosos, 2 cozinheiras, 1 auxiliar de cozinha, 1 passadeira/lavadeira, 2 serviços gerais, 1 médico conveniado, 2 fisioterapeutas que prestam serviços tercerizados e 1 terapeuta ocupacional. Além desses profissionais, a Casa das Vovós conta com a equipe pastoral, 1 assistente social e 1 artesã voluntária da Igreja Batista da Lagoinha. A Escola de Beleza Oásis também disponibiliza ao projeto, 2 voluntários para cuidados pessoais (unha/cabelo).

As atividades para as idosas envolve artesanato, comemoração de aniversários e datas festivas, como Dia do Idoso, Natal, Dia das Mães, Festa da Família, Páscoa, entre outras.Também são proporcionados dia de beleza, com corte e tintura de cabelo, manicure, passeios em parques, sítios, devocionais, cultos e idas à igreja.

vovo

Informações do Ministério Casa das Vovós:

Endereço: Alameda Ipê Branco, nº 144 – São Luiz.

Telefone(s): (31) 3441-4799 – Eunice.

E-mail(s): administrativo@funacaooasis.org