O Projeto Êxodo tem a missão de restaurar e ressocializar moradores de rua. A equipe do ministério cuida, incentiva e dá suporte para que a pessoa retorne ao convívio social e à vida profissional.

Na sede do projeto é iniciado o processo para internação dessas pessoas. A internação é feita em um sítio, um lugar tranquilo, cercado pela natureza. Inicialmente, eles são submetidos a alguns exames de sangue, o cartão de vacinas é atualizado e é retirado o atestado de antecedentes criminais. Há também uma explicação, por parte da assistente social do que é o projeto Êxodo, o período de internação e quais são as atividades desenvolvidas. A família é avisada e recebe esclarecimentos sobre a internação, dia e horário de visita.

O Êxodo tem como objetivo reabilitar os internos e trabalhar o lado espiritual deles, a equipe oferece uma hora de devocional às terças, quartas e quintas, e cultos às segundas e quintas; o lado psicológico é trabalhado por meio de terapias individuais e em grupo, o que auxilia na recuperação de problemas de vícios e traumas; já a área social é trabalhada por meio da socialização com a família e a sociedade, além de oferecer auxílio na retirada de documentos e benefícios junto ao governo. A equipe faz também o encaminhamento à vagas de emprego e agenda consultas médicas e dentárias na policlínica da cidade.

A capacidade máxima de moradores no local é de 30 pessoas distribuídas em 12 alojamentos com banheiro, e todos eles são acompanhados por uma equipe composta por coordenador, psicóloga, assistente social e três obreiros. Os internos possuem uma rotina de trabalhos de manutenção da casa como cortar lenha, preparar as refeições, cuidar das roupas na lavanderia e fazer a limpeza do local. Essas atividades fazem parte da laborterapia, o que colabora para o desenvolvimento da disciplina de cada um.

O interno que sai do projeto após os nove meses, tempo limite de internação, e tem uma recaída, poderá voltar ao sítio após seis meses para recomeçar o tratamento. Passam pelo tratamento cerca de 80 homens por ano. Centenas de pessoas que já passaram pelo Projeto Êxodo, puderam voltar ao convívio com os familiares e possuem a vida restaurada nas áreas emocionais, profissionais e nos relacionamentos interpessoais.

Horário Atividade
Segunda 19h00 Culto – individual com psicóloga (por escala)
Terça escala Individual com psicóloga (por escala)
Quarta 19h00 Culto nos núcleos – individual com psicóloga (por escala)
Quinta 19h00 Culto – individual com psicóloga (por escala)
Sexta 14h00 às 16h00 Consulta coletiva com a psicóloga
Sábado 19h00 Culto nos núcleos
Domingo 19h00 Culto nos núcleos

 

_A6A9661menor

Fundação Oásis

Endereço Sede: Rua Angico, 283 – São Cristóvão – Belo Horizonte

Horário de funcionamento: 8h às 18h.

E-mail: administrativo@fundacaooasis.org / mariajose@funda

Telefones: (31) 3449-6710 – 3449-6703 – FAX: (31) 3449-6702

Líderes pastorais: Pra. Ana Lúcia: (31)8489-2512 / Imaculada Alvino: (31)8421-5218