Nenhum Comentário

Fundação Oásis comemora aniversário

Há 20 anos servindo ao próximo 

Fundação Oásis

A Igreja Batista da Lagoinha tem sido protagonista no socorro a milhares de pessoas nos últimos vinte anos. Lagoinha é a principal mantenedora da Fundação Oásis, uma das mais importantes promotoras de projetos sociais da igreja. Tudo isso graças aos dízimos e às ofertas que com fidelidade, você tem levado à Casa do Senhor.

A Fundação Oásis completou neste domingo, 18 de outubro, 20 anos de serviço ininterrupto à nossa cidade e comunidades onde está presente. Já atendemos milhares de moradores de rua e pudemos ver, com alegria, muitos deles encontrando o Senhor Jesus e também sendo reintroduzidos na sociedade. Crianças carentes têm sido abençoadas, como também suas famílias por meio do serviço a elas oferecido. Crianças em situação de risco tem sido alvo da nossa dedicação e do nosso amor, sendo protegidas e encaminhadas para adoção.

Crianças com deficiências também têm sido lindamente abraçadas pela Fundação. Mulheres que quiseram abandonar a prostituição também encontraram na Fundação um lugar de proteção e ensino para recomeçarem suas vidas. Na Casa das Vovós, as mulheres já idosas encontram um lugar de aconchego, dignidade e amor ao final de suas vidas.

Temos promovido também cursos profissionalizantes de beleza, panificação, confeitaria e de inclusão digital que envolve desde criança até idosos. Estamos falando do que é feito no presente sem considerar todos os outros projetos desenvolvidos pela Fundação no passado e na extinta Ação Social.

A Fundação Oásis desfruta de excelente conceito junto a Promotoria do Idoso e da Criança. Também tem sido reconhecida por todas as instâncias de governo e temos sido chamados a desenvolver projetos em parceria com eles.

Damos graças a Deus pelo nosso pastor, que teve visão para implementar tamanha obra que abençoou milhares de pessoas em todo esse tempo de existência. Somos agradecidos pela vida de toda a equipe de trabalho, funcionários, diretoria, pastores, obreiros e voluntários que, com zelo e amor vêm se dedicando ao outro para servi-lo e assim transformando o deserto em local de refrigério, um verdadeiro Oásis.

Parabéns, Fundação Oásis e parabéns, Lagoinha por tão profícua obra.

Conheça os projetos da Fundação Oásis:

A Fundação Oásis foi criada em 18 de outubro de 1995, com o objetivo de incorporar trabalhos sociais desenvolvidos pela sua mantenedora, a Igreja Batista da Lagoinha. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a restauração integral da dignidade por meio da assistência social. O projeto tem como visão o aprimoramento de ações de assistência social sustentáveis e inspiradoras para a sociedade

Casa das Vovós

Foto: Odilon Fonseca

É uma Instituição de Longa Permanência para Idosas; criada para acolher senhoras com idade superior a 60 anos e baixo grau de dependência, ou autônomas, desprovidas de recursos financeiros suficientes para o autossustento, e/ou que não possuam parentes ou que estejam em situação de risco pessoal ou social desde que comprovada a situação socioeconômica precária. O objetivo é oferecer um local de acolhimento que proporcione um ambiente agradável, seguro, respeitoso, onde os direitos e as garantias dos idosos são observados e as suas identidades respeitadas.

Contato: eunicecarvalho42@hotmail.com

Infoásis

O objetivo é oportunizar crianças, jovens, adultos, melhor idade e pessoas com deficiência visual e auditiva, em situação de vulnerabilidade social, meios de inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos sócio profissionalizantes para adolescentes a partir de 15 anos de idade, jovens e adultos, e inclusão digital para os demais.

Além desses, a alfabetização das crianças da Creche Oásis na idade de cinco anos é complementada com esses ensinamentos. O Projeto funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 16h30, utilizando uma sala do Espaço Inconformados, que é toda equipada para a ministração de aulas teóricas e práticas dos cursos de digitação e informática profissionalizante.

Contato: naiara.cristina@fundacaooasis.org

Abrigo Pró Criança

Foto: Arquivo Pessoal

O Abrigo Pró-criança foi criado para abrigar crianças em situação de risco como medida protetiva, enquanto elas são preparadas para o retorno à família de origem ou à uma família substituta, por meio da guarda provisória/adoção. As crianças são encaminhadas pelo Juizado Especial da Vara da Infância e Juventude, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares sempre que seus direitos são ameaçados ou violados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O objetivo do Abrigo é prestar acolhimento em tempo integral, no sistema de Unidade de Acolhimento Institucional, como medida provisória e excepcional à crianças na faixa etária de 0 a 6 anos de idade. Crianças em situação de risco pessoal e social são acolhidas, o que contribui para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social.

O Abrigo oferece alimentação, cuidados de higiene e saúde, atividades lúdicas, culturais, recreativas e pedagógicas, atividades que favorecem a reinserção na família de origem ou substituta. Contato: eujacia.pereira@fundacaooasis.org

 Creche Oásis

Foto: Arquivo Pessoal

Trata-se de uma Instituição de Educação Infantil e possui funcionamento em período integral, das 7h30 às 16h30. O público-alvo são crianças de 4 meses a 5 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas proximidades da escola. Oferece ensino fundamentado na Palavra de Deus com a proposta de uma educação por princípios que promovem às crianças e suas famílias relacionamentos e vivências que reflitam o caráter de Cristo.

O objetivo principal é acolher, ensinar e educar, dentro de uma proposta pedagógica que respeita as diretrizes curriculares nacionais e as normas do Sistema Municipal de Ensino (SMED), com base nas proposições curriculares para a educação infantil da nossa cidade. Contato: crecheoasis@outlook.com

Padaria Trigoásis

Oferece capacitação/ qualificação profissional por meio de Cursos de Panificação Básico e Confeitaria para jovens, a partir de 16 anos, e adultos em situação de vulnerabilidade social da comunidade local e de outras comunidades interessadas em adquirir conhecimento e habilitação nesta área, com o intuito de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Além do Curso Básico de Panificação e Confeitaria Básica e Avançada, como decorados, salgados, bombons e doces finos e massas folhadas, a Padaria Trigoásis também fornece pães e outros alimentos fabricados para os usuários assistidos pelos demais trabalhos da Fundação Oásis. Contato: naiara.cristina@fundacaooasis.org

Escola de Beleza Oásis

Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo é ensinar as técnicas de cabeleireiro, visando proporcionar aos usuários acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social ou a adultos desprovidos de recursos financeiros, a profissionalização e a melhoria do padrão de vida nos moldes de Programa de Inclusão Produtiva. Trata-se de curso com aulas teóricas e práticas, com quatro horas de duração, de segunda à sexta-feira, sendo oferecidos os turnos da manhã e tarde, tendo cada turma 15 alunos.

O curso tem carga horária de 250 horas. Para aplicação da teoria na prática, a Escola de Beleza Oásis abre agenda para atendimento a clientes pelos alunos, oferecendo: corte, escova, lavagem capilar, hidratação, cauterização, banho de brilho, coloração, balaiagem, luzes, mechas, desondulação, barba e outros. Contato: naiara.cristina@fundacaooasis.org

Projeto Êxodo

O Projeto Êxodo tem a missão de restaurar e ressocializar moradores de rua. A equipe do ministério cuida, incentiva e dá suporte para que a pessoa retorne ao convívio social e à vida profissional. O projeto tem como objetivo reabilitar os internos e trabalhar o lado espiritual deles, a equipe oferece uma hora de devocional às terças, quartas e quintas, e cultos às segundas e quintas; o lado psicológico é trabalhado por meio de terapias individuais e em grupo, o que auxilia na recuperação de problemas de vícios e traumas; já a área social é trabalhada por meio da socialização com a família e a sociedade, além de oferecer auxílio na retirada de documentos e benefícios junto ao governo. A equipe faz também o encaminhamento à vagas de emprego e agenda consultas médicas e dentárias na policlínica da cidade.

Contato: bruno@fundacaooasis.org

Obra Prima

O Obra Prima desenvolve um amplo trabalho de apoio às famílias de portadores de necessidades especiais, que recebem acompanhamentos de acordo com suas necessidades por meio de atendimento social e educacional, fisioterapia física/motora e respiratória, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

O objetivo é manter um centro de apoio e convivência para famílias, acompanhando-as e auxiliando-as no processo de construção de uma convivência familiar equilibrada e saudável, bem como na superação das dificuldades impostas pela situação em busca da integração e inclusão social. Além disso, o ministério oferece oficina de artes com pinturas, artesanatos e trabalhos manuais em geral, apoio escolar para as crianças, socioterapia, grupos terapêuticos de dança, oficinas com reciclados, musicoterapia, sociabilização por meio de cartas, boletim informativo e comemorações de datas importantes da família.

Contato: vladimir.ribeiro@lagoinha.com

Aba Pai

Foto: Arquivo Pessoal

Com o propósito de incentivar famílias à adoção e também de orientá-las e acompanhá-las durante todo o processo, o Projeto Aba Pai tem sido desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de profissionais e voluntários das áreas de Psicologia, Serviço Social, Direito, entre outros, que compactuam de uma mesma visão, pautada nos princípios cristãos, e que sonham em ver uma mudança cultural e social no tocante à adoção.

As atividades são desenvolvidas por meio de ações pautadas em atendimento pessoal, orientação técnica, espiritual, acompanhamento, palestras, reuniões e curso preparatório para casais que desejam adotar filhos. Existe também um grupo de voluntários que realiza regularmente visitas aos abrigos de BH e região metropolitana, com propósito de levantar as demandas e dar o devido suporte aos mesmos. Contato: abapai@lagoinha.com.

Informações: 

Endereço Sede: Rua Angico, 283 – São Cristóvão

E-mail: administrativo@fundacaooasis.org

Telefones: (31) 3449-6710 / 3449-6703 – Tereza Vargas – Assistente Social.

Horário de funcionamento: 8h às 18h

:: Pr. Paulo Cezar Ferreira, Tereza Vargas e Renata Giori