O Projeto Nova Vida é desenvolvido pela Fundação Oasis e tem por finalidade o atendimento de mulheres, profissionais do Sexo ou garotas de programa, que insatisfeitas com a vida que levam, buscam alternativas para sair de sua condição de sobrevivência e levar uma Nova Vida alicerçada em valores cristãos. O objetivo do projeto é oferecer condições de sobrevivência, ajudar na reintegração à sociedade e na restauração emocional, física e espiritual. A Fundação Oásis possui casas, onde essas mulheres são acolhidas, cuidadas e transformadas até que se tornem independentes para restabelecer uma vida nova fora da prostituição.

No primeiro momento, as mulheres são encaminhadas a uma casa e passam por um período de desintoxicação de vícios adquiridos, cura das feridas da alma e emoções e libertação. Depois são abrigadas em outra casa para o período de restauração, treinamento profissional, discipulado e acompanhamento; até que ela esteja apta a ser inserida no mercado de trabalho.

A casa possui 2 pavimentos e capacidade de acolher até 12 mulheres. Além de um espaço físico confortável, há também quartos com máquinas de costura e de produção de fraldas, usadas para aprendizado; o que possibilita abertura para um novo mercado de trabalho. Isso é possível por causa de uma parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Na casa há rotina de horários para dormir, acordar, estudar a Bíblia e orar. Pastoras e voluntárias da Igreja da Lagoinha frequentam o espaço para dar apoio no que for necessário, inclusive possui 4 monitoras que ficam o tempo todo na casa, numa rotina de plantão 12/36h.

São oferecidos trabalhos manuais e uma vez na semana, curso de manicure e pedicure, além de exercícios físicos 3 vezes por semana com uma personal trainner que também é voluntária. Aos sábados tem sessão pipoca, com filmes selecionados e aos domingos frequentam os cultos na igreja. O Projeto Nova Vida oferece ainda acompanhamento médico e odontológico (restauração física), psicológico (restauração emocional e mental) e pastoral (restauração espiritual e familiar).

As mulheres são encaminhadas para participarem de retiros espirituais como o “Impacto Vida” e “Encontro com Deus” e são envolvidas em cursos de capacitação profissional. Para ter o benefício de participar das atividades oferecidas pelo ministério é necessário fazer uma entrevista e mostrar o desejo de abandonar a situação de prostituição. O perfil é avaliado e após a aprovação, a mulher tem a oportunidade de permanecer aos cuidados do projeto durante um ano. Com o apoio das monitoras, pastoras e obreiras da Igreja Batista da Lagoinha, é possível renovar a esperança e vivenciar o amor de Deus.

Após o período de estadia na casa, muitas histórias foram reescritas, muitas das mulheres já se restabeleceram profissionalmente, constituíram famílias e algumas restauraram seus casamentos. Desde o início das atividades, mais de 500 mulheres passaram pelo projeto e tiveram a oportunidade de serem transformadas. A cada mês uma mulher sai da casa cheia de esperança e passa a ter uma vida digna e com honra.

mulher4menor

Fundação Oásis

Endereço Sede: Rua Angico, 283 – São Cristóvão – Belo Horizonte

Horário de funcionamento: 8h às 18h.

E-mail: administrativo@fundacaooasis.org / mariajose@funda

Telefones: (31) 3449-6710 – 3449-6703 – FAX: (31) 3449-6702

Líderes pastorais: Pra. Ana Lúcia: (31)8489-2512 / Imaculada Alvino: (31)8421-5218