A Igreja Batista da Lagoinha é formada por membros de todas as idades que se dispõem a se unir e servir pessoas de todos os lugares do mundo com o intuito de cumprir a vontade de Deus descrita em Mateus: 28-19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Todos os ministérios envolvidos na IBL tem como primeiro lugar atingir esse propósito, entretanto se diferenciam pelos públicos-alvos, atividades e projetos.

A área de missões engloba os projetos e equipes que se destacam por levar o nome de Jesus não só na cidade de Belo Horizonte, onde é localizada a Igreja Batista da Lagoinha, mas também a diversos estados e países. Além de mostrar a mensagem do Evangelho sendo transmitida, englobamos aqui também a receptividade e acolhimento de estrangeiros no Brasil e o cuidado com as necessidades das pessoas, representada pela área social.

Ainda que os atos de evangelizar e cuidar das pessoas se façam presentes em outros ministérios e áreas da igreja, optamos por estabelecer nesta área aqueles que trabalham diretamente nesse propósito.