Created with Snap

Notícias

A verdadeira satisfação

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Referência Bíblica: Eclesiastes 1.2-9

Exposição do texto: nessa passagem, o autor examina os ciclos do mundo: ciclos do trabalho, das gerações, dos astros, dos ventos e rios. Ele chega à conclusão que tudo é monótono se Deus não estiver na equação.

Discussão:

  • Apesar de todo o avanço científico, a humanidade ainda não superou a miséria, a corrupção e a injustiça. Por quê?
  • Você acha que as pessoas estão insatisfeitas e entediadas?

Objetivo: compreender que a satisfação vai além das nossas mesquinhas aspirações materiais.

Contexto: uma vida entediada é insuportável, porque não encontra significado naquilo que faz. O tédio gera vandalismo, alcoolismo, monotonia, desespero. O homem pós-moderno é entediado. As pessoas estão, constantemente, cansadas e insatisfeitas. Basta reparar, por exemplo, no grande crescimento da indústria do entretenimento. Grande parte da população não sabe o que fazer com o tempo, por isso há inúmeras pessoas que passam horas por dia à frente da televisão.

Desse modo, a sociedade ataca os sintomas em vez de atacar a própria doença. O entretenimento, as drogas e o consumo são meros paliativos para o tédio. Nenhuma dessas coisas preenche com significado uma vida. O tédio, no entanto, não é um fenômeno exclusivo do período moderno. Pelo contrário, há milhares de anos, Salomão já havia escrito no livro de Eclesiastes a respeito do tédio.

Os homens e as mulheres perseguem o sentido para a própria vida. Contudo, sem Deus, a existência neste universo é mecânica: não há milagres, não há espaço para a oração e para a providência. Para Salomão, Deus não era uma teoria, mas uma realidade prática. Para o antigo rei de Israel, a vida ao lado de Deus não era entediante, mas fascinante, porque tinha significado. Com Ele, é possível viver uma vida com paixão e propósito.

Conclusão: Salomão entendeu que a fé em Deus e a obediência a Ele são o único caminho para a plena satisfação (Ec 12.13-14). Jesus Cristo é a plena revelação de Deus ao homem, e a comunidade dos que creem em Jesus é chamada para manifestar ao mundo o amor de Deus, o perdão, a alegria e a ajuda ao próximo.

Aplicação:

Você se sente satisfeito com as suas escolhas? Lembre-se: não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o modo como o passado nos afeta. Volte seus olhos para o Senhor.