Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Cidadãos do céu e da terra

Nenhum Comentário

estudo de célula lagoinha

Referência Bíblica: Eclesiastes 8.1-9

Exposição do texto: esse texto nos ensina que devemos respeitar as leis e viver de acordo com elas. Concordando ou não, o homem de caráter compreende que a vida em sociedade necessita de regras, e cumpri-las é sábio e agradável a Deus.

Discussão: Como você lida com as leis que discorda? Simplesmente burla e faz como quer? Ou reconhece que a vida em sociedade precisa de regras e limites?

Você tem trabalhado para uma sociedade melhor? Ou se limita a reclamar do que não está de acordo?

Objetivo: entender que precisamos ser verdadeiros cristãos não apenas na igreja, aos domingos, mas todos os dias, em tudo que fazemos.

Contexto: a Bíblia nos ensina, em Romanos 13, que toda autoridade foi instituída por Deus, inclusive a autoridade do estado. Sim, Deus delegou ao estado o exercício do direito de modo a regular e ordenar a vida em sociedade. Por isso, quando desobedecemos às leis, estamos desobedecendo ao que o próprio Deus estabeleceu.

Obedecer às regras torna a vida de todos mais agradável. Já imaginou se todos agissem como bem entendessem? Como seria se cada um pudesse escolher quais regras seguir e quais regras ignorar? Que confusão teríamos! Por isso, não é necessário concordar para obedecer. Talvez você não concorde com os elevados impostos que paga, mas isso não te autoriza a sonegá-los. Talvez você não concorde com as vagas de idosos e deficientes nas ruas, mas isso não te dá o direito de usá-las indevidamente. Talvez você ache o limite de velocidade no trânsito baixo demais, mas a segurança do trânsito não depende do que você pensa.

Todos os dias precisamos compreender o nosso papel na sociedade. Abrir mão de fazer tudo como eu quero é sábio e agradável a Deus, pois do contrário a vida seria uma loucura. Se todos respeitassem as leis e vivessem de modo a melhorar a vida em comum, tudo seria mais fácil e agradável. Nas pequenas coisas vemos o caráter e a honestidade sendo provados. Como cidadãos do céu, precisamos ser os primeiros a dar o exemplo também aqui na terra.

Conclusão: não é agindo precipitadamente, por meio de métodos proibidos e burlando as leis, que lutaremos contra os erros das autoridades e contra aquilo que discordamos. A Bíblia nos ensina formas de lutar e melhorar a vida em sociedade. Precisamos nos valer sempre dessas ferramentas, sendo respeitosos, éticos e tementes a Deus. Só Deus tem o controle de tudo. Cabe a nós a confiança e a fidelidade, seja a Deus, seja à autoridade instituída.

Aplicação: Busque ser sempre honesto, cumpridor das leis, respeitoso às autoridades e fiel em tudo. Deus é engrandecido nisso!