Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Em Cristo somos livres da corrupção

Nenhum Comentário

Estudo de GCReferência Bíblica: Eclesiastes 3.16-18

Exposição do texto: nesse texto, o autor aborda a existência de injustiças na terra. Segundo a Bíblia, isso é uma consequência da rebeldia do homem contra o seu Criador.

Discussão:

  • Quais pensamentos e sensações você tem ao ser informado de mais uma notícia sobre corrupção na política?
  • Você já roubou algo na infância?
  • Que medidas seriam interessantes tomarmos para eliminarmos “pequenas corrupções” de nossa própria vida?

Objetivo: entender que precisamos dar o exemplo antes de cobrar o exemplo de outros. Só assim teremos autoridade para protestar contra as injustiças que assolam o mundo de hoje.

Contexto: é comum o povo afirmar que “a corrupção é a causa do Brasil não ir para frente”. E é verdade! A corrupção espiritual impede a humanidade de ser feliz. É a corrupção do coração que torna uma pessoa egoísta, orgulhosa, arrogante, desonesta, assassina, traidora e insensível ao sofrimento alheio.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “corromper” é: “apodrecer, estragar, depravar, perverter”. Ao pecar, o ser humano se tornou alienado de Deus. Após a queda, Deus visitou o homem, e este se escondeu. Antes, o homem ia ao encontro de Deus; agora, foge dEle. Além da ruptura com Deus, o pecado também trouxe a ruptura do homem com seu próximo. Adão e Eva entraram em desarmonia. Adão culpou Eva pelo pecado. Assim começou, com o primeiro pecado, o primeiro conflito humano e uma sequência de injustiças sociais.

No Antigo Testamento está exposta uma série de injustiças sociais: líderes corruptos, exploração dos pobres, desigualdades. O Deus de Israel é apresentado como um Deus zeloso e justo; na verdade, o próprio padrão do que é a justiça. O Senhor, por meio de Seus sacerdotes e profetas, denunciou o pecado das nações e chamou o povo ao arrependimento.

Conclusão: o mundo é cheio de maldade porque o coração humano é um poço de corrupção. O Brasil e o mundo precisam de uma independência da corrupção, mas a única solução é a mensagem do Evangelho. Por meio do sangue de Jesus, todos podemos ser limpos de toda a corrupção. Deus remove de nós o desespero e nos dá um novo coração. Sim, em Cristo somos livres da corrupção.

Aplicação:

  • Liste “pequenas corrupções” que você precisa eliminar da sua vida.