Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Orar é falar com Deus

Nenhum Comentário

Referência Bíblica: Tiago 5.13-20

Exposição do texto: nesse texto, Tiago nos encoraja a orar. Devemos orar pelos que passam por problemas (v. 13), pelos doentes (v. 14-16), pela nação (v. 17-18) e por quem está afastado do Evangelho (v. 19-20). Desse modo, é possível perceber o grande poder e a preciosa bênção da oração.

Discussão:

  • Por que a Bíblia insiste com o tema da oração?
  • Quais benefícios a prática da oração oferece?
  • Quais ladrões de tempo precisamos eliminar da nossa rotina?

Objetivo: entender que orar é desenvolver uma amizade com Deus.

Contexto: a oração parece uma completa loucura. Como pode o homem se comunicar com o próprio Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação? Como pode o Deus, Senhor de todo o Universo, parar para ouvir um miserável habitante de um pequeno planeta que integra uma galáxia com mais de 100 bilhões de estrelas? A Bíblia nos ensina que Deus tem prazer em nos ouvir. O salmista disse alegremente: “Eu amo o Senhor, porque ele ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida” (Salmos 116.1-2).

Devemos executar nossos deveres regulares exteriormente, mas interiormente devemos permanecer em oração, clamor e louvor. Por meio da oração ininterrupta em nosso interior, demonstramos nossa dependência de Deus. A oração é a linguagem da dependência. Quando passamos dias sem orar, estamos dizendo: “Não dependo de Deus, posso viver sozinho, tomar decisões sozinho, enfrentar os problemas sozinho, alegrar-me sozinho”. Mas, quando oramos sem cessar, estamos dizendo: “Eu dependo totalmente de Deus o tempo inteiro, nada posso sem Ele”. Não visite Deus ocasionalmente, mas habite com Ele.

Conclusão: as oportunidades para pecar são inúmeras, por isso, ore em todo o tempo: “Orai sem cessar” (1Tessalonicenses 4.17).

Aplicação: Durante esta semana, ore até ter vontade de orar. Ore para que o Senhor lhe ensine a orar.

Peça a Deus que te proteja e te dê oportunidades para evangelizar. Ore pelos vizinhos, pelas autoridades do nosso país, pelos nossos líderes na igreja, pelos amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

lagoinha GC

 

Acompanhe o programa Lagoinha GC toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super, (Canal TV Aberta 21, Oi  – 211 ou Net – 23) e aprofunde ainda mais no tema a ser discutido no seu pequeno grupo. Você pode assistir também no canal da Lagoinha no YouTube.

Acesse já, assista e aproveite para se inscrever no nosso canal!