Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Palavras fiéis

Nenhum Comentário

Estudo-de-GC-24s

Referência Bíblica: Tiago 5.12

Exposição do texto: mais uma vez Tiago fala de um assunto que envolve a língua e o coração. Em apenas um versículo, ele resume como deve ser a palavra de um crente em Jesus.

Discussão:

  • Quais são as consequências das promessas não cumpridas?
  • De que maneira perdemos a credibilidade diante das pessoas?
  • É possível recuperar o prestígio e a imagem?

Objetivo: compreender que quando vivemos uma vida resolvida, conquistamos o direito de sermos ouvidos.

Contexto: Tiago está, na verdade, combatendo um costume judeu que havia entrado com toda a força na igreja. Os judeus juravam por tudo. Por isso, Tiago, sendo consistente em toda a sua carta, diz que juramento tem a ver com mente dividida, coração dividido e desonestidade. E tudo isso pode trazer condenação sobre o crente.

O apóstolo, então, querendo arrancar esse costume da igreja, reitera as palavras de Jesus no Sermão do Monte, em Mateus 5.37: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno”. Para Tiago, o simples sim e o simples não eram suficientes para aqueles que diziam seguir Cristo. O que passa disso não é mais baseado na verdade, e sim na manipulação da verdade. Para Tiago, aqueles que vivem na verdade falam a verdade simples e a palavra deles tem força. Aqueles que não vivem na verdade, precisam de artifícios manipuladores para que consigam ser ouvidos.

Conclusão: as pessoas que falam muito mentem porque seu estoque de verdades vai sendo esgotado. As pessoas que falam muito acabam sempre contando coisas que ainda não aconteceram. Muitos problemas seriam evitados se controlássemos melhor a nossa língua. Nossas palavras podem transmitir confiança ou medo. Você tem palavra ou é fogo de palha? Você cumpre seus compromissos ou sua fala é mera tagarelice?

Aplicação: Que possamos falar menos (Provérbios 10.19), falar somente a verdade (Provérbios 12.19) e em amor (Efésios 4.15).

 

lagoinha GC

 

Acompanhe o programa Lagoinha GC toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super, (Canal TV Aberta 21, 211 – Oi ou 23 – Net) e aprofunde ainda mais no tema a ser discutido no seu pequeno grupo. Você pode assistir também no canal da Lagoinha no YouTube.

Acesse já, assista e aproveite para se inscrever no nosso canal!