Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Tudo tem um propósito nas mãos de Deus

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Referência Bíblica: Eclesiastes 3.1-8

Exposição do texto: os temas vida e morte estão presentes nas reflexões deste texto.

Discussão:

  • Como você define “vida”?
  • Em qual ciclo da vida você se encontra?
  • Você sente saudades de algum ciclo da sua vida?
  • Você está ansioso para a chegada de algum ciclo em sua vida?

Objetivo: compreender que Deus tem um propósito em cada ciclo da vida.

Contexto: as fotos de uma turma da escolinha ficaram prontas. A professora disse para os alunos imaginarem como cada um estaria no futuro. Ela começou a dizer: “Daqui algumas décadas iremos ver esta foto e dizer: ‘Olha, a Nívea é uma médica! O Filipe é cozinheiro! O Alan é empresário!’”. Então, um menino da sala disse: “E todo mundo também dirá: ‘A professora está morta!’”.

As estatísticas são impressionantes: 100% das pessoas morrem. Mas a grande ironia é que a maioria das pessoas não quer morrer. Elas preferem se distrair com futilidades do que encarar a realidade da morte. Um dos grandes motivos do pavor diante da morte é o fato de não saber o que vem depois. O medo da morte aprisiona o homem.

A própria Bíblia afirma que o homem, por ele mesmo, não tem como saber o que vem depois da morte. Por isso precisamos de uma revelação divina sobre o que acontecerá depois. E essa revelação está na Bíblia de maneira muito clara. Está escrito que todos morrerão e depois enfrentarão o juízo de Deus. De acordo com ela, não há purgatório ou reencarnação. Depois da morte, a pessoa é julgada e vai para o Céu, ao lado de Deus, ou para o inferno, no tormento eterno.

Nos versos 1 a 8, Eclesiastes aponta para os ciclos da vida e suas estações. Inicia-se, então, um agrupamento de 14 afirmações sobre os ciclos da vida. A primeira é: “Há tempo de nascer e tempo de morrer”, e a última é: “Tempo de guerra e tempo de paz”. É interessante a afirmação de que cada tempo tem um propósito. Portanto, seja o nascimento, seja a morte, nada é por acidente. De acordo com a Palavra, tudo tem um propósito maior nas mãos de Deus.

Conclusão: você não precisa ter medo de nenhum ciclo da vida. Tudo tem a sua finalidade nas mãos de um Deus soberano e criador.

Aplicação: Pare de perguntar: “Qual é o sentido da vida?” e comece a perguntar: “Qual é o sentido da minha vida?”. Pense nas implicações que isso vai acarretar em suas escolhas e relacionamentos.