Created with Snap

Notícias

Estudo de GC: Viva um dia de cada vez

Nenhum Comentário

Referência Bíblica: Eclesiastes 9.4,5,10

Exposição do texto: esse texto nos fala sobre como viver o dia de hoje.

Discussão:

  • Como você tem encarado o seu passado?
    Como você tem projetado o seu futuro?
    Como você está vivendo o dia de hoje?

Objetivo: compreender que devemos viver intensamente o hoje, mas com responsabilidade.

Contexto: existe um princípio que nasceu de pensadores modernistas chamado “carpe diem”, do latim “aproveite o dia”. O termo se popularizou muito por meio do filme “Sociedade dos poetas mortos”. A ideia é que perdemos muito tempo preocupados com o futuro ou remoendo o passado, e nos esquecemos de viver o hoje. No entanto, também propõe tirar do dia de hoje o máximo de seu potencial como se não houvesse amanhã. Ou seja, se necessário for, agir inconsequentemente não tem problema.

Eu diria que nem tanto ao mar, nem tanto à praia. De fato temos um único dia para viver e ele se chama HOJE. Lembro-me do Brasil inteiro discutindo como seria uma final com a Argentina na Copa do Mundo do Brasil em 2014. Porém, esse jogo seria em um domingo e ainda era uma quarta-feira. Havia um jogo antes com a Alemanha. Bom, o resto da história vocês devem se lembrar (7×1 para a Alemanha).

Viver o futuro é dar brechas para fracassar hoje. Da mesma forma, conheço pessoas que estão presas ao passado em um saudosismo doentio que não lhes permite viver mais. Não estou aqui falando que não se deve planejar ou lembrar, são ações importantes. Mas essas duas fases da vida, passado e futuro, devem servir ao hoje. É o que os advogados costumam dizer de uma causa difícil: “melhor um acordo ruim que uma boa demanda”.

Conclusão: mas, então, como viver o hoje? Segundo o autor de Eclesiastes, você deve dar o seu melhor em tudo. O que vier para você fazer, faça com excelência, alegria, zelo e qualidade. Empolgue-se com as pequenas coisas da vida e elas se tornarão grandes por meio de sua interferência. Encare cada desafio do dia como um grande oportunidade de experimentar algo novo e espetacular.

Aplicação:

  • Seja sempre gentil com as pessoas.
  • Planeje, mas não viva escravo desse planejamento.
  • Aprenda com os erros do passado, mas não se amargure com eles a ponto de parar no tempo.
  • Conheça seus limites e desafie-os sempre. Mas, quando não der, não é o fim do mundo, apenas persevere.

lagoinha GC

 

Acompanhe o programa Lagoinha GC toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super, (Canal TV Aberta 21, Oi  – 211 ou Net – 23) e aprofunde ainda mais no tema a ser discutido no seu pequeno grupo. Você pode assistir também no canal da Lagoinha no YouTube.

Acesse já, assista e aproveite para se inscrever no nosso canal!