Created with Snap

Notícias

Lidando com as adversidades

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Referência Bíblica: Tiago 1.2-4

Exposição do texto: adversidade é tudo aquilo que sai do nosso controle e dos nossos planos, parece ocorrer contra as nossas aspirações. Assim vivia os membros da igreja primitiva nos tempos em que foi escrita a carta de Tiago. Perseguidos e desamparados, eles buscavam uma direção em Deus. Tiago traz, então, uma direção para tanto sofrimento.

Discussão:

  • Você tem enfrentado adversidades na sua vida, família, trabalho e/ou ministério?
  • Como você tem lidado com elas?
  • Você tem buscado a Deus para resolvê-las?

Objetivo: entender que a adversidade nada mais é que uma oportunidade.

Contexto: o texto bíblico nos mostra que a adversidade pode nos mudar para melhor de várias maneiras:

1. Ela nos torna mais perseverantes

Quando insistimos, desenvolvemos a fé e o senso de perseverança. Isso nos dá força para encararmos com mais serenidade e qualidade os desafios. Ajuda-nos, por exemplo, a tomarmos decisões em cruciais momentos da vida.

2. Ela nos leva a ter atitude

A apatia e a imobilidade são marcas da geração atual. Poucas pessoas são proativas. Situações desafiadoras constituem uma ótima oportunidade para aprendermos a agir, tomar decisões e fazer a diferença.

3. Ela nos amadurece e nos torna íntegros

O texto mostra que o resultado final desse processo, quando bem aproveitado, nos levará a sermos pessoas maduras, mais sábias e bem preparadas para os dilemas da vida. Também nos tornará pessoas justas, corretas, íntegras e honestas.

Conclusão: no texto de abertura da carta, podemos observar uma situação contraditória e desafiadora: alegrar-se por passar provações. Nada mais comum na vida do que as provações, e elas vêm de várias formas: na incompreensão dos outros pela sua fé, nos prazos apertados para cumprir compromissos e tantas outras. Fato é que vivemos provações todos os dias. Por que, então, nos alegrarmos com algo que, muitas vezes, nos tira o sono e nos oprime?

O que Tiago quer nos mostrar é que a provação é uma maravilhosa oportunidade. Muito já se falou que a crise revela o caráter das pessoas. Ela nos faz crescer e amadurecer. Como diz o autor da carta, existe um caminho que nos conduz diante da adversidade, por isso não devemos desistir ao primeiro sinal de dificuldade nem ter medo dos desafios. Encare-os de cabeça erguida e aprenda com eles.

Aplicação:

  • Busque em Deus estratégias para vencer o problema;
  • Não foque no problema, busque a solução;
  • Não olhe as circunstâncias, pois elas nada têm a dizer. Inspire-se em pessoas que superaram situações como as que você está vivendo.