Created with Snap

Notícias

Não vencemos pela força

Nenhum Comentário
Foto: Legacy Hub

Foto: Legacy Hub

Referência Bíblica: Eclesiastes 9.16-18

Exposição do texto: muitas vezes, passamos por cima de tudo e de todos a fim de alcançarmos os nossos objetivos. Infelizmente, isso pode trazer resultados rápidos, mas raramente duradouros. Esse texto de Eclesiastes compara a força e a sabedoria. Por meio dele, podemos escolher o melhor caminho para nos auxiliar em nossos propósitos.

Discussão: Como você age quando está sob pressão?

Objetivo: entender que quando agimos com sabedoria, e não pela força, evitamos muitos sofrimentos.

Contexto: o mundo nos pressiona o tempo todo a agir pela força. Tudo é para ontem e você sempre tem que se destacar para sobreviver a este mundo pós-moderno. Agir pela força é impor um princípio, uma ideia ou uma vontade, sem levar em conta o que o outro pensa sobre aquilo.

Vivemos em uma sociedade egoísta e individualista e, por isso mesmo, as pessoas manipulam, traem e enganam. Nossa ansiedade e desejo de ver as coisas resolvidas rapidamente têm nos levado a uma atitude equivocada a respeito de desafios do dia a dia. “Os fins justificam os meios” é o que muitos dizem para não se sentirem culpados por subir pisando na cabeça de colegas e ex-amigos. No entanto, a Palavra de Deus reprova esse caminho. A força não deve ser a nossa estratégia para vencer, pois isso nós só conseguiremos por meio da Palavra de Deus. Nela reside a fonte de toda a sabedoria.

Em Zacarias 4.6, está escrito: “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. O texto mostra que, por mais que a força busque prevalecer, ela não é páreo à sabedoria. Agir sabiamente muitas vezes envolve abrir mão da sua vontade em prol de um bem maior e comum. Contudo, a sabedoria nos protege (Eclesiastes 7.12) e nos ajuda a ser prudentes (Provérbios 1.2), devendo ser uma busca prioritária em nossas vidas (Provérbios 4.7).

Conclusão: a força não deve ser a nossa estratégia para vencer. A verdadeira sabedoria sempre brotará da Palavra de Deus, pois isso, que ela seja o seu guia na hora de tomar decisões.

Aplicação: 

  • Não tome decisões por impulso, pense sempre antes de agir.
  • Faça escolhas que favoreçam a todos e não somente a você.
  • Se para alcançar algum objetivo for preciso passar por cima de alguém, abra mão. Recuar é sempre o melhor caminho mesmo que, inicialmente, não pareça.

lagoinha GC

 

Acompanhe o programa Lagoinha GC toda quarta-feira, às 20h30, na Rede Super, (Canal TV Aberta 21, Oi  – 211 ou Net – 23) e aprofunde ainda mais no tema a ser discutido no seu pequeno grupo. Você pode assistir também no canal da Lagoinha no YouTube.

Acesse já, assista e aproveite para se inscrever no nosso canal!