Created with Snap

Notícias

Seja sábio

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Referência Bíblica: Tiago 1.5-12

Exposição do texto: esse texto traz vários desafios para a nossa vida. O primeiro deles é pedir a Deus por sabedoria. Não precisamos de diplomas para ter a sabedoria de Deus, precisamos de vontade, buscar a Sua presença. Contudo essa é uma atitude que exige crer.

Discussão:

  • Você acredita que age com sabedoria?
  • Quais são as características que uma pessoa deve possuir para ser considerada sábia?
  • Que tipo de testemunho é possível dar sendo sábio da forma que Deus nos mostra?

Objetivo: entender que a verdadeira sabedoria é o temor ao Senhor.

Contexto:

1. Sabedoria do mundo x Sabedoria de Deus

Existe uma ideia errada de que os evangélicos são contra a instrução e o estudo. Muitas pessoas acham que estudar nos afasta de Deus e, por essa razão, deveríamos evitar estar em escolas, faculdades e instituições de qualquer tipo de ensino. Assim, muitas pessoas cristãs evitam o conhecimento, pois ouviram de seus líderes que fulano foi para a faculdade e depois se afastou de Deus, começou a questionar demais e se esfriou na fé.

O apóstolo Paulo era um homem muito culto e estudioso. Ele, inclusive, alertou a respeito de como o pensamento grego se opôs ao cristianismo, de como as pessoas passaram a desprezar a vontade de Deus em detrimento de fazer a própria vontade incentivada por ideias inovadoras e revolucionárias (1Coríntios 1.18-25). Devemos, sim, investir em uma formação acadêmica, mas falhamos quando depositamos a nossa confiança em um diploma ou em um livro.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1.7).

Temer a Deus não é ter medo Dele, mas, sim, respeitá-Lo, reconhecer Seu papel em nossa vida. Quem teme a Deus age com sabedoria. Ela não é um dom para poucos, a sabedoria está disponível para quem buscá-la com fé e de coração. Na verdade, é desejo de Deus que a encontremos.

2. Ânimo dobre

O que temos visto são muitas pessoas que não sabem o que querem. Ficam perdidas, sem rumo, perspectiva e projeto de vida. Viver a verdadeira sabedoria exige mais dedicação, interesse e profundidade. O desafio é saber separar as coisas, o certo do errado, o precioso do vil, a bênção da maldição. O Espírito Santo é o nosso GPS nessa caminhada tortuosa da vida, ajudando-nos a tomar decisões certas.

Nas escolhas é que mostramos nossa verdadeira sabedoria. A pessoa indecisa não avança, é dependente da opinião dos outros e não consegue construir o próprio caminho. O desejo de Deus é que você seja uma pessoa de decisão, mas, principalmente, de boas decisões.

3. Provações

Não são poucas as provações que vivemos: dos amigos, da família, esfriamento espiritual, incredulidade, perseguição. Só é possível sobreviver a todas elas andando em sabedoria. O texto de Tiago fecha esse trecho mostrando que a pessoa que é capaz de tomar as decisões certas nos momentos de tentação vive feliz. Quantas vezes nos encontramos tristes e frustrados porque cedemos à tentação! O sonho de Deus é que você viva sem o peso da culpa e do pecado, e Ele quer lhe dar sabedoria para alcançar esse propósito.

Conclusão: você é capaz de ser um cristão sábio em casa, no trabalho e no ministério. Não há mistério, é só pedir a Deus, que Ele te capacitará.

Aplicação:

  • Sempre leia a Bíblia;
  • Reflita sobre personagens bíblicos que fizeram boas decisões;
  • Procure se relacionar com pessoas que temem a Deus.