Created with Snap

Notícias

Ore pela Russia: 41º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019

Nenhum Comentário
Foto: portasabertas.org.br

Foto: portasabertas.org.br

Pela primeira vez desde 2011 a Federação Russa está novamente na Lista Mundial da Perseguição, com 60 pontos – 9 a mais que em 2018, quando ficou entre os países em observação da Lista.

Muitos acreditam que a Rússia esteja voltando ao tipo de atitude que caracterizou os piores dias de opressão sob o regime soviético, mas isso é um exagero. Na era soviética, centenas de cristãos foram enviados para prisões, hospícios ou campos de trabalhos forçados. Igrejas e materiais religiosos foram confiscados e destruídos. Qualquer tipo de educação religiosa era muito restrita. Líderes cristãos eram controlados pelo Estado e a mídia passava uma impressão negativa da fé cristã. Essa não é a situação na Rússia hoje. Mas a expulsão de um grupo religioso muito ativo no país em 2017 é um claro e indesejável sinal de que possíveis dificuldades esperam cristãos não ligados à Igreja Ortodoxa Russa no futuro.

Os russos são orgulhosos de sua cultura e história, o que tem consequências no nível religioso também: enquanto a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) é considerada tipicamente russa, católicos e principalmente protestantes são vistos como ocidentais.

Notas sobre situação atual

  • Pela primeira vez desde 2011 a Federação Russa está novamente na Lista Mundial da Perseguição, com 60 pontos – 9 a mais que em 2018, quando ficou entre os países em observação da Lista.
  • Muitos acreditam que a Rússia esteja voltando ao tipo de atitude que caracterizou os piores dias de opressão sob o regime soviético, mas isso é um exagero. Na era soviética, centenas de cristãos foram enviados para prisões, hospícios ou campos de trabalhos forçados. Igrejas e materiais religiosos foram confiscados e destruídos. Qualquer tipo de educação religiosa era muito restrita. Líderes cristãos eram controlados pelo Estado e a mídia passava uma impressão negativa da fé cristã. Essa não é a situação na Rússia hoje. Mas a expulsão de um grupo religioso muito ativo no país em 2017 é um claro e indesejável sinal de que possíveis dificuldades esperam cristãos não ligados à Igreja Ortodoxa Russa no futuro.
  • Os russos são orgulhosos de sua cultura e história, o que tem consequências no nível religioso também: enquanto a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) é considerada tipicamente russa, católicos e principalmente protestantes são vistos como ocidentais.

Pedidos de oração

  • Ore para que os cristãos tenham liberdade de viver e expressar a fé e que assim o evangelho seja livremente propagado, alcançando a muitos na Rússia.
  • Interceda pela vida do presidente Vladimir Putin e de todas as autoridades do país, para que o rei supremo, Jesus, reine sobre todas as decisões a serem tomadas.
  • Clame pela vida dos cristãos ex-muçulmanos, para que permaneçam firmes e cresçam na fé. Peça por segurança e para que sejam intrépidos, crendo no poder do Senhor.

Tipo de Perseguição: Opressão islâmica e paranoia ditatorial
Capital: Moscou
Região: Eurásia
Líder: Vladimir Vladimirovich Putin
Governo: federação semipresidencialista
Religião: Cristianismo (maioria ortodoxos russos), islamismo
Idioma: Russo, tártaro
Pontuação: 60
População: 144 milhões
População cristã: 118 milhões

:: Portas Abertas