Created with Snap

Notícias

Ore pelo Sri Lanka: 46º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019

Nenhum Comentário
Imagem: Portas Abertas

Imagem: Portas Abertas

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, a pontuação do Sri Lanka chegou a 58. Com o aumento de um ponto, o país foi para a 46ª posição no ranking. Ataques violentos são focados na minoria muçulmana no momento. Nem os pontos de violência ou os níveis de pressão aumentaram particularmente. A situação dos convertidos (ex-budistas, ex-muçulmanos ou ex-hindus) é difícil, refletida pela pontuação na esfera privada, e todos os cristãos experimentam dificuldades na esfera nacional. O período de referência desta lista (de 1 de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018) contém incidentes onde vizinhos e monges budistas reclamaram para polícia ou oficiais do governo local sobre as atividades de pastores e igrejas em vilas da zona rural.

Em 9 de setembro de 2018, um grupo de cerca de 100 pessoas parou um culto da Igreja Assembleia de Deus em Beliatta, no distrito de Hambantota. Eles danificaram uma janela, duas motocicletas estacionadas no lado de fora, e removeram símbolos religiosos pendurados na porta da frente. Alguns deles forçaram a entrada nas instalações e ameaçaram matar o pastor e sua família e exigiram que eles parassem de reunir pessoas para cultos e deixassem a vila. Eles falaram com uma mulher na congregação em linguagem obscena e exigiram que o pastor mandasse os membros embora. Um monge budista chegou e reiterou as exigências do grupo e depois aumentou a tensão dizendo que já tinha avisado o pastor anteriormente. A polícia achou muito difícil acalmar a situação e garantir segurança para o pastor e sua família.

De acordo com as estatísticas do World Christian Database (WCD), a principal religião no Sri Lanka é o budismo (67,6%), seguido pelo hinduísmo (13,5%). Uma tendência visível é que as restrições legais e governamentais relativas aos cristãos e outras minorias religiosas estão em ascensão no Sri Lanka. Embora, da perspectiva da comunidade internacional, o país atualmente tenha um governo mais democrático, as restrições crescentes mostram que apenas os chefes dos estados mudaram, e não as políticas.

Pedidos de oração

  • Ore pelos pastores no Sri Lanka que são ridicularizados e frequentemente perturbados pelos vizinhos por conduzir os cultos. Peça para que eles não renunciem à fé e que recorram às forças do Senhor quando estiverem cansados.
  • A perseguição aos cristãos no Sri Lanka está experimentando uma transição da violência (destruição) para formas administrativas e legais (pressão). Muitos cristãos e igrejas não têm consciência dos seus direitos legais e preparo financeiro para enfrentar as acusações nos tribunais. Eles desistem das batalhas legais em muitos casos.  Consequentemente, se não são presos, acabam com uma ficha criminal que compromete sua presença na comunidade.
  • Ore por proteção legal para os pastores no Sri Lanka, peça que não sejam abusados ou intimidados pelo governo.
  • O grupo político radical “Sinha Le” ou “Lion’s Blood” ganhou notoriedade desde o começo de 2016. Esse grupo tem semeado ódio contra as minorias no país. Interceda pelo Sri Lanka, para que a aceitação das minorias no país permaneça.

Sri Lanka

Tipo de Perseguição: Nacionalismo religioso
Capital: Colombo
Região: Nacionalismo religioso
Líder: Maithripala Sirisena
Governo: República presidencialista
Religião: Budismo (oficial), hinduísmo, islamismo, catolicismo romano e cristianismo
Idioma: Sinhala (oficial), tâmil (oficial), inglês
Pontuação: 58
População: 20.9 milhões
População cristã: 2 milhões

:: Portas Abertas