Created with Snap

Vida Cristã

A mente

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

A incrível mente humana, mesmo diante de tanto conhecimento tecnológico e avanço científico que temos vivenciado nos últimos anos, e em todas as áreas, ainda é uma grande interrogação para os pesquisadores e interessados no assunto. Ela continua sendo alvo de muita curiosidade e questionamentos, mas, em síntese, podemos dizer que ela exerce as seguintes funções:

a)   Absorção – capacidade de entender o que os nossos cinco sentidos básicos (audição, visão, paladar, olfato e toque) nos mostram, e também as revelações de ordem espirituais, isto é, ela nos dá condições para abstrair uma outra dimensão, nos possibilitando o exercício da fé;

b)   Memória – capacidade de reter em nós aquilo que os sentidos absorvem; isso pode ser feito de forma consciente ou inconsciente, funcionando como um depósito de arquivos e informações.

c)   Razão – o raciocínio, a criatividade e o julgamento; parte muito importante no processo de tomada de decisões.

A nossa mente, como gostaríamos que acontecesse, não está automaticamente protegida, ou seja, ela pode ser afetada por algum mal ou impureza, absorvendo informações que nem sempre queremos e, assim, ficando contaminada, e isso pode ocorrer de acordo com as funções de cada uma das partes que a compõem.

Tanto a memória, quando acionada, estabelecendo comparação e julgamentos, quanto a razão, quando expostas às experiências ou informações, de forma consciente ou não, acabam estabelecendo um banco de dados a partir das informações que receberam, e esses arquivos estabelecerão novos padrões de crenças e comportamentos.

O apóstolo Paulo nos recomenda, na sua carta aos Romanos, a uma renovação de nossa mente, e podemos entender que esse processo de renovação não se estabelece apenas em eliminar as contaminações existentes, mas também usar as habilidades de absorção para abastecê-la de coisas que realmente valham a pena, pois passar por essa renovação na mente nos conduzirá a uma experiência com a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

:: Prs. Alexandra e Alzeir Rogerio dos Santos (Rogerinho)

Se deseja saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o Ministério Act Coaching e Treinamento (31) 99250-9042 ou (31) 3423-3155 (Av. Antônio Carlos, 2646, Aparecida – BH/MG).

  dayanecristina