Created with Snap

Vida Cristã

A verdade incomoda

Nenhum Comentário

DevocionalOs pecados alheios que não me afetam diretamente são contra Deus. Os cultos alheios também são para Deus e não para mim. Por que então eu deveria me manifestar a respeito dessas coisas? Pelo valor do ensinamento. Não se trata de questão pessoal, mas de uma missão. Não é o caso de citar alguma pessoa específica, mas apenas abordar temas úteis, ainda que desagradáveis para muitos. Quando o médico recomenda que o paciente pare de fumar, ou quando o professor aponta os erros de um aluno, não se trata de julgamento, mas de orientação e instrução. Disseram a Cristo: “Médico, cura-Te a Ti mesmo”. Até Ele, que era puro e santo, foi rejeitado por aqueles que se sentiam confrontados por Sua mensagem.

Da mesma forma, os profetas bíblicos alertaram as nações a respeito do pecado e suas consequências; como se diz: “Quem avisa amigo é”. Apesar do âmbito pessoal do pecado, muitas pessoas podem ser afetadas. Portanto não devemos ficar inertes e mudos diante desse assunto. Um motorista infrator pode se matar, pode matar sua família e muitas outras pessoas, até mesmo desconhecidas, que transitam pela rua. Assim é o pecado. Seus efeitos podem ser individuais ou coletivos. Líderes de destaque mundial podem afetar gerações inteiras.

Vivemos num tempo de extremo individualismo. É a geração selfie: “Cada um por si e todos por mim”. Devemos, porém, nos ajudar uns aos outros. O ensinamento, ainda que seja em forma de confronto, pode ser muito útil. Mais vale a repreensão sincera do que o elogio falso. Não se trata do famoso “discurso de ódio”, de forma alguma. O cristão não odeia ninguém. Certamente, todo pregador deve estar atento, antes de tudo, à trave em seus próprios olhos, mas, como Jesus ensinou, isso não nos isenta de ajudar o irmão com o seu argueiro (Mt 7.5). Sob a égide do direito de expressão, anunciamos a Palavra de Deus. Respeitamos, porém, o direito de quem tem outra opinião, crença ou descrença.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  dayanecristina