Created with Snap

Vida Cristã

Arrependa-se e mude

Nenhum Comentário

DevocionalO estopim é apenas um pavio que conduz o fogo até a bomba. Mesmo aceso, ele não parece ameaçador. Pode ser silencioso ou emitir pequeno ruído. O risco de alguém se queimar com ele é mínimo. Entretanto sabemos que o estopim não é um fim em si mesmo; sua função é apenas intermediária, um caminho para algo muito pior. Se o pavio for longo, haverá um tempo de falsa tranquilidade até que tudo vá pelos ares. Devemos ficar tranquilos e inertes diante de um estopim aceso ou mesmo apagado?

Em vários aspectos da vida, algumas coisas pequenas são desprezadas, apesar do seu potencial de destruição. Podem ser palavras, atitudes, relacionamentos e hábitos que, por sua aparência inofensiva, são mantidos. O cigarro é um pavio que se acende. Pode ser também um copo de bebida, uma mensagem virtual, uma festa, uma foto, um beijo. Quando alguém se manifesta para alertar, é criticado. Enquanto o pavio queima, a vida parece prosseguir na mais perfeita paz. É o que acontece, por exemplo, com os que se dão aos vícios e às práticas sexuais ilícitas. Tudo parece bem, mas é apenas uma questão de tempo. Quando a bomba explodir, no auge das consequências malignas, poderá ser tarde demais.

O que fazer antes disso? Identifique o estopim e apague-o enquanto é tempo. Controlar o pavio é mais fácil do que tratar os efeitos devastadores da bomba. O que não pode haver é a omissão e a indiferença irresponsável. Apagar o estopim significa o arrependimento e a mudança que trarão a verdadeira paz.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  ibl_site