Created with Snap

Vida Cristã

As marcas de um líder competente

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Ao lermos o livro de Neemias temos um belo exemplo de uma liderança incontestável. Incontestável principalmente por ter nela marcas que são essenciais em todo líder competente.

Neemias liderou o povo judeu em um dos momentos mais importantes da história de Israel. Reconstruir os muros de Jerusalém foi uma tarefa árdua que exigiu sonho, planejamento, estratégia e ação.

Um líder competente reconhece claramente as necessidades dos seus liderados. Isso pode parecer uma necessidade básica de um líder, mas não é! Existem muitas pessoas em posição de liderança que ignoram as necessidades dos seus liderados.

Neemias conhecia as necessidades do povo de Jerusalém. Sabia que era impossível viver em uma cidade com os muros caídos. Era como se, hoje, vivêssemos em uma cidade sem nenhuma segurança, sem polícia, sem nada, completamente à mercê de qualquer bandido.

Você percebe as necessidades? E as necessidades de sua família? Se é pai, sabe quais são as necessidades dos seus filhos, da sua esposa? Se é executivo, sabe apontar as necessidades das pessoas que o cercam?

Outro ponto fundamental de destaque em um líder é se preocupar pessoalmente com as necessidades. Identificar é uma coisa, se envolver é outra completamente diferente. Neemias chorou ao saber da situação de Jerusalém. Tomou a reconstrução daqueles muros como um problema seu. Não podemos ser usados por Deus para abençoar sem deixar que Ele tenha aberto nossos olhos e nos feito ver as coisas como elas realmente são. Entenda: quanto maiores são as nossas responsabilidades, mais precisamos de tempo para meditarmos junto do Pai.

:: FERNANDO BORJA

  dayanecristina