Created with Snap

Vida Cristã

Cavalos do Egito

Nenhum Comentário
Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

A lei de Moisés traz um bordão constante: “O Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito”. Aquela libertação foi um milagre. Não havia poder humano que pudesse vencer Faraó, mas Deus libertou Israel. A lembrança do Êxodo deveria ser mantida, produzindo gratidão e fidelidade.

Sobretudo, Deus proibiu o retorno à terra da escravidão. Os reis de Israel foram proibidos de levar o povo de volta (Dt 17.16). Encerrada a peregrinação no deserto, Deus disse ao povo: “NUNCA MAIS voltareis por este caminho”. (Dt 17.16).

Nossa caminhada com Deus é para frente e para cima. Não podemos retroceder, no sentido de buscar novamente o que pecado abandonado, comendo outra vez o que foi vomitado. Talvez queiramos voltar só mais uma vez, mas Deus diz: “NUNCA MAIS”.

Entretanto, o Egito tem seus atrativos. Os cavalos egípcios, muitas vezes representados nos antigos hieróglifos, eram objetos do desejo para os israelitas, principalmente para os reis.

Não satisfeitos com os camelos de Canaã, eles queriam os cavalos importados do Egito. Por isso, Deus disse que os cavalos seriam motivo de retorno (Dt 17.16).

Salomão fez exatamente o que não deveria: “Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros… Os cavalos que Salomão tinha eram trazidos do Egito…” (1Rs 10.26,28). O rei admirava tanto esses animais que chegou a elogiar assim sua esposa: “Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó amada minha” (Ct 1.9).

Relações diplomáticas com o “Egito” são perigosas. Este foi o motivo de muitas repreensões por parte dos profetas. Contudo, muitos israelitas, fugindo de Nabucodonosor, foram para o Egito na época de Jeremias (Jr 43.7).

Quão grande tristeza deve ter sentido o próprio Deus ao ver parte do seu povo voltando à terra da servidão, assim como muitos fazem hoje ao abandonarem o caminho do Senhor.

Chegando ao Egito, os israelitas se entregaram à idolatria (Jr 44.15). O que aconteceu depois? Deus levantou outro Moisés para libertá-los? Não. Como não quiseram ouvir a repreensão, foram amaldiçoados e destruídos (Jr 44.27).

Alguns, porém, escaparam, retornando a Canaã (Jr 44.28). Ainda há esperança. Deixe os cavalos do Egito e retorne à casa do Pai.

:: Pr. Anísio Renato Andrade

  ibl_site