Created with Snap

Vida Cristã

Coisas pelas quais vale a pena lutar

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Me recordo de certa vez ter me deparado com o tema “Coisas pelas quais vale a pena lutar” como proposta da redação do vestibular de uma universidade. Naquela ocasião, decidi escrever que valia a pena lutar por uma democracia plena em nosso país. Fiz as mais belas citações e defendi que os países mais prósperos do mundo seguiam esse regime. Não poupei o capricho, queria muito entrar naquela renomada universidade.

Passados sete anos daquele vestibular, hoje, esse tema novamente me veio à mente. Achei oportuno parar para refletir e me propus uma reflexão a partir de um viés espiritual. Refleti sobre o que definimos como prioridade para lutar. Comecei a pensar sobre o meu convívio com as pessoas, nas suas percepções, metas, conceitos e na forma como elas levam a vida.

No exercício dessa atividade, concluí que as pessoas estão elegendo como prioridade coisas supérfluas demais, se comparadas ao que considero crucial, e me achei com uma racionalidade elevada quanto às minhas definições do que é uma luta por coisas supérfluas e cruciais.

A luta pelo supérfluo leva em conta alcançar coisas para se usufruir numa vida finita, que tem durado, em média, uns oitenta anos; é eleger como prioridade o alcance de riquezas, amores e prazeres terrenos; é querer sempre ter
mais e acumular bens. A luta pelo crucial é tudo o que é avesso a isso. Ela considera o alcance do que é eterno, vê na salvação em Deus o ápice da realização de uma pessoa. Com isso, consegui reforçar ainda mais as minhas convicções.

Concluí que uma vida com Deus é o bem maior de uma pessoa, e que a salvação da alma de um ser humano é a maior herança da humanidade, e, por isso, vale a pena que cada pessoa lute individualmente para que a sua seja mantida.

Façamos isto dia após dia: não nos esquivemos de lutar! O inimigo tenta insistentemente anular esse direito que temos, mas sejamos sábios e de boa memória; recordemo-nos de que, junto com a salvação, por intermédio de Cristo, nos foi dado o Espírito Santo. Sim, Aquele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Clamemos por Ele para nos ajudar nessa luta, pois vale a pena lutar por ela.

:: Wilkyson de Oliveira

  dayanecristina