Created with Snap

Vida Cristã

Como posso melhorar meu tempo gerenciando Redes Sociais?

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

A dica desta semana é sobre como organizar o tempo para cuidar das Redes Sociais da sua igreja e ministério. Por mais que as dicas possam ser práticas, para ser bem sucedido no meio digital é preciso investir um tempinho aprendendo, estudando.

3 grandes dificuldades para quem trabalha com Redes Sociais:

CRIAR ARTES: Eu não sou designer (de fato, este não é o meu ministério, rs). Mas, quando preciso, crio algo no site canva.com, que é um editor de artes on-line (tem aplicativo também, mas não use, sério. O site é muuuuuuuuito melhor). O Canva tem muita arte pronta que basta editar, mas também é possível construir muita coisa personalizada. Tem um post maravilhoso da Paty da Igreja Multimídia que fala sobre criar artes sem ser um designer. Clique aqui e veja essas dicas preciosas.

GERAR CONTEÚDO: Para criação de conteúdo, leia o post “O que publicar nas redes da minha igreja e ministério?”.

ORGANIZAR O TEMPO: Que é a DICA DESTA SEMANA. Quando falamos sobre GESTÃO DE TEMPO para cuidar das Redes Sociais, precisamos seguir alguns passos básicos de PLANEJAMENTO. Clique aqui para ler sobre isso.

Hoje, quero deixar para você dicas de ferramentas que uso para auxiliar na produção de conteúdo e otimizar meu cuidado nas Mídias Sociais. As Redes Sociais, muitas vezes, são apenas parte das tarefas que precisamos desenvolver ao longo da semana. Não dá para criar post todo dia e publicar toda hora. Sei que fazemos isso, mas não é o ideal. A melhor maneira para se produzir bons conteúdos é criar uma rotina para planejamento, criação de conteúdo, agendamento e monitoramento.

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Para isso, compartilho algumas ferramentas que auxiliam nessa maratona:

• Dia e local: Costumo agendar conteúdos nas segundas-feiras (sugiro que escolha um dia e horário que geralmente é mais tranquilo para você).

• Trello: uso o Trello para criar fluxo de trabalho e lista de pautas (assuntos) sobre as quais vou postar; salvar (colecionar) links com conteúdos importantes e inspiradores, que podem virar novos posts; fazer lista de eventos e datas comemorativas importantes para a igreja/ministério, lista de versículos bíblicos e por aí vai. Para te dar um exemplo mais prático, criei um quadro público no Trello. Clique aqui para fazer parte.

Para cada ministério que atendo tenho um quadro no Trello. Nele consigo fazer a gestão de tarefas a cumprir. Nele você cria checklists personalizados, direciona para quem é a tarefa – sim, é possível trabalhar em equipe nele – e coloca o prazo de execução. Você pode usar o Trello através do site ou de aplicativo para celular. A versão gratuita do Trello me atende perfeitamente. Clique aqui para saber mais sobre essa ferramenta.

• Mlabs: é um gerenciador de posts para redes sociais semelhante a ferramentas como Hootsuite. Uso Mlabs há quase dois anos e tem sido um grande diferencial. Ele agenda posts para páginas no Facebook, Instagram, Instagram Stories, Twitter, Linkedin (e páginas no Linkedin) e Pinterest. Você pode contratar uma ferramenta dessa a partir de R$ 12,90 por mês para agendar e R$ 29,90 com relatório completo. Se quiser, teste grátis por 30 dias usando o código MLABSAMANCIO.

No Mlabs é possível visualizar o calendário do mês e todos os agendamentos que estão nele. Isso ajuda na hora de planejar conteúdo e a programar os que faltam para completar o mês. Também tem a opção de programar o mesmo post mais de uma vez. Mas minha sugestão é não usar essa função. O ideal é, mesmo falando mais de uma vez sobre o mesmo assunto, fazer posts diferentes, com palavras e imagens diferentes, pois chamam mais atenção.

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

• Canva.com: já falei dele na parte de artes, mas, sério, crio muita coisa nele, desde apresentações, relatórios, artes e tudo mais. Acesse o site e aprenda a criar on-line. Dê preferência ao site.

• Unsplash e Pixabay: fotos on-line gratuitas. Existe uma infinidade de sites que oferecem fotos de alta qualidade gratuitamente. Cuidado com o uso de imagens e fotos sem autorização de quem criou. Sugiro usar fotos próprias da igreja/ministério. Crie suas próprias imagens ou, mesmo, use fotos de bancos de imagens como esses. Ajuda muito mesmo.

• Bible.com: o site pertence ao youversion.com, o mesmo do aplicativo de Bíblia mais usado do mundo. Se você navegar no site logado, terá como salvar diversas referências, planos de estudos e devocionais. É uma fonte segura de acesso à Bíblia on-line em diversas versões e idiomas.

• Caderno de anotações: eu tenho um caderno (sim, o tradicional, bem old school), onde tenho anotado o agendamento de postagens de todos os ministérios que atualizo. Isso facilita, na falta de acesso à Internet, conferir de maneira rápida o que está ou não programado. Como disse, isso é coisa da minha geração (risos). Com o calendário do Mlabs é possível administrar isso bem, mas, ainda assim, sou apegada ao tradicional.

• Google e YouTube: desde que eles existem, acredito que jamais passei um dia sem fazer uma pesquisa de “como fazer ALGO” nesses dois sites. Sim, não fique na dúvida e não tenha preguiça de estudar e aprender mais.

:: Elis Amâncio*

*Elis é jornalista com especialização em Comunicação Digital, Mídias Sociais e Marketing Digital; consultora, professora de Mídias, palestrante e autora do livro Mídias Sociais na Igreja, área em que atua há 10 anos.

  dayanecristina