Created with Snap

Vida Cristã

Efeito Iceberg

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

O que é um iceberg? Por uma definição bem simples, é uma montanha de gelo que desloca dos polos ou regiões mais frias do planeta e fica à deriva nos oceanos. Esse grande bloco de gelo formado por água doce não se afunda totalmente dentro dos mares que têm suas águas salgadas; suas densidades são diferentes. Apesar de todos os dois serem basicamente água e terem a mesma composição química, o iceberg fica flutuando nos oceanos, sendo que parte dele fica submersa, e, assim, ele não se mostra totalmente. Cerca de apenas 10% de sua massa fica acima do nível da água, o que corresponde a 1/7 de suas dimensões lineares, ou seja, aproximadamente 90% de toda sua massa e 6/7 de seu tamanho ou volume não são vistos, pois estão submersos. E, fazendo uma rápida comparação, assim como um iceberg são as nossas emoções.

O que muitas vezes vemos, em nós, nos outros e nas nossas relações cotidianas, são algumas das reações e ou impulsos demonstrados por cada pessoa, através dos comportamentos. E, na grande maioria das vezes, não conseguimos ver as motivações e ou as causas dessas ações e reações, que representam a parte mais volumosa e importante, tal como em um iceberg.

Num contexto espiritual, podemos fazer uma relação entre a lei e a graça, apresentada pelo Senhor Jesus no conhecido sermão do monte, onde a força da lei está naquilo que é aparente, mas o Senhor está olhando as intenções e motivações do nosso coração, isso é, aquilo que não é aparente.

Com base nessas realidades, fica evidente a necessidade de estudarmos as nossas emoções, a sua influência em nossas tomadas de decisões e as motivações com que cada um de nós, como indivíduo, se relaciona com Deus e com os outros. Torna-se importante conhecer, então, um pouquinho a respeito da inteligência emocional, que nos leva a identificar e lidar bem com as nossas emoções e também com as emoções dos outros (relacionamentos intrapessoal e interpessoal).

Vamos nos lembrar da história do Titanic, um grande navio com toda a tecnologia da sua época disponível, muito luxo, muita gente e um altíssimo investimento, mas que não completou a sua primeira viagem. Ele naufragou ao colidir com um iceberg, ao esbarrar na parte invisível do grande bloco de gelo que estava à deriva.

Não permita que sua vida venha naufragar por causa das suas emoções ou por causa daquilo que você ainda não conseguiu visualizar dentro de si, mas que tem lhe prejudicado. Pois existe muito potencial de Deus em você, e com certeza você foi chamado para fazer muitas “viagens”.

:: PRs. ALEXANDRA SANTOS E ALZEIR ROGÉRIO (ROGERINHO)

Se deseja saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o Ministério Act Coaching e Treinamento (31) 99250-9042 ou (31) 3423-3155 (Av. Antônio Carlos, 2646, Aparecida – BH/MG).

  dayanecristina