Created with Snap

Vida Cristã

Fé e paciência andam juntas

Nenhum Comentário

DevocionalA maior prova da fé é a sua continuidade, mesmo na ausência de resultados. Isso não significa que ela não esteja funcionando, mas é um tempo de processamento. Deus está agindo. Tenha calma e espere. Em alguns casos, esperamos trabalhando. Gênesis 26 nos diz que Isaque cavou muitos poços. Isso nos traz a lição da profundidade. As maiores riquezas não estão na superfície. Cavar é trabalho duro e, na maior parte do tempo, não apresenta qualquer resultado, mas a água é o prêmio dos perseverantes.

Em sua vida conjugal, Isaque demonstrou fé, paciência e determinação, tendo orado durante 20 anos para que a esposa engravidasse (Gn 25). E por que ele não abandonou a fé? Isaque teve experiência real com Deus. Não seria uma resposta ou silêncio divino que poderia mudar sua fé. Não seria uma bênção ou a falta dela que afetaria seu compromisso espiritual. Além disso, ele tinha a promessa de uma descendência incontável. O tempo não cancela a promessa. A história de Jó também nos inspira e ensina. Não sabemos por quanto tempo ele sofreu. Sua vida era a perfeita expressão da desgraça, mas sua fé continuava firme. Uma de suas declarações mais fortes foi esta: “Eu sei que o meu redentor vive, e por fim Se levantará sobre a terra”.

Já pensou se Jó quisesse se revoltar com a situação? Quem sabe ele pudesse determinar sua vitória? Nada disso. Jó apenas continuou firme na fé, até que Deus mudou sua situação. Não foi fácil. Não podemos dizer que, no lugar dele, teríamos a mesma atitude, mas se, no nosso lugar, pudermos suportar e superar nossas próprias tribulações, que talvez sejam bem menores, já está ótimo.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  dayanecristina