Created with Snap

Vida Cristã

O tempo da salvação

Nenhum Comentário

DevocionalUm advogado, por melhor que seja, está sujeito a uma coisa simples, porém crucial: os prazos processuais. Existe um tempo limitado para se impetrar uma ação, interpor recursos e até mesmo para que o juiz realize o julgamento e determine a execução, se for o caso. A prescrição é inimiga do direito.

Podemos fazer tantas coisas na vida, mas estamos limitados ao tempo. Para todo propósito existe uma ocasião oportuna (Ec.3), como acontece com a agricultura em relação às estações do ano. Depois de esgotado o prazo, não adianta ter força, conhecimento, experiência ou dinheiro. A salvação das nossas almas também está condicionada ao tempo que Deus nos concede.

O Antigo Testamento apresenta diversas figuras da salvação, nas quais podemos encontrar o tempo como fator limitador da oportunidade. Antes do dilúvio, Noé construiu a arca. Não poderia ser durante nem depois. A porta da embarcação não ficaria aberta para sempre. No tempo determinado, Deus a fechou por fora, encerrando a chance de mais alguém se salvar. A arca não faria outra viagem, nem haveria outro modo de escape.Quando os anjos buscaram Ló e sua família em Sodoma, a saída deveria ser urgente.

“E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade” (Gn.19.15-16). Talvez estivessem apegados a Sodoma ou ainda quisessem resgatar alguns bens materiais ou, quem sabe, algumas pessoas.

Quando Deus instituiu a Páscoa (Ex.12), os israelitas deveriam fazer aquela refeição vestidos, calçados e prontos para a viagem, pois sairiam do Egito naquela mesma noite. Não poderiam deixar para o dia seguinte. O evangelho é o convite celestial para que deixemos a vida de pecado e comecemos uma caminhada com Deus em direção ao céu. Não deixe para amanhã. Não deixe pra depois. Comece agora.

“Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2Co.6.2; Is.49.8).

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado… Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação” (Heb.3.7, 8, 13, 15).

Nosso prazo para atender ao chamado do Senhor é até o fim das nossas vidas, mas não sabemos se ela continuará amanhã. Portanto, é urgente que aceitemos o convite de Jesus hoje e sejamos salvos.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  ibl_site