Created with Snap

Vida Cristã

Os nazireus

Nenhum Comentário
Foto: Comunicação Lagoinha

Foto: Comunicação Lagoinha

A Lei do Senhor para Israel era severa, conforme lemos no Antigo Testamento. Muitas coisas que os povos faziam, os israelitas não podiam fazer. Um exemplo está em Deuteronômio 18.14: “Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa”. Quem tem pai tem regra e disciplina. Dentro de Israel, havia uma tribo escolhida para servir no santuário: a tribo de Levi. Sua consagração trazia privilégios e proibições adicionais. Eles não podiam prestar o serviço militar nem possuir terras. Certamente, essas coisas comprometeriam a realização do serviço sagrado.

Entre os levitas, havia uma família especial, da qual vinham os sacerdotes: a família de Aarão. Sobre os sacerdotes recaíam alguns mandamentos especiais, além de todos os que o povo deveria cumprir. Líder tem que dar o melhor exemplo. Eles não podiam casar com uma mulher divorciada ou que tivesse sido prostituta, mas somente com virgens. E não adiantaria usar o amor como justificativa. Se a filha do sacerdote se prostituísse, deveria ser queimada. Portanto o rigor do ministério sacerdotal alcançava também a sua família.

Então vemos diferentes níveis de exigência, proporcionais à proximidade da pessoa em relação a Deus. Os critérios para determinar isso à época eram assim, de ordem genealógica. Entretanto qualquer homem, de qualquer tribo, poderia, por sua vontade ou de seus pais, ser consagrado ao Senhor por meio do voto do nazireado. Os nazireus eram sujeitos a algumas regras especiais: não podiam cortar os cabelos, tocar em cadáveres, beber vinho nem outra bebida forte, nem comer uvas. A consagração tinha um preço, mas Deus usava poderosamente os nazireus. Exemplos: Sansão e João Batista.

Se você é consagrado ao Senhor, não poderá viver como os ímpios vivem. Contudo o plano de Deus para você será glorioso. Enquanto você lê este texto, podem surgir questões acerca dos mandamentos de Deus. De fato, nem sempre conseguimos compreendê-los. Contudo sabemos que todas as leis judaicas eram para o bem de Israel. Assim acontece conosco hoje também.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  ibl_site