Created with Snap

Vida Cristã

Promessas bíblicas

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Há quem diga que a Bíblia contém cerca de 8000 promessas dos mais diversos tipos. O que fazer com elas? É só escolher as que mais nos agradam e exigir que Deus as cumpra? Não deve ser assim. Promessas são como direitos. Se alguém te disser que o governo vai dar 50% de aumento salarial, sua reação imediata talvez seja perguntar “pra quem?”. Não é tudo para todos. Em alguns lugares, existe o direito de andar de graça nos ônibus, mas sabemos que isso não é para todos. O mesmo acontece com as promessas bíblicas. Precisamos perguntar “pra quem é isso?” A resposta estará no contexto. Se ali encontrarmos o nome de alguém, trata-se de uma promessa específica. Por exemplo, em Isaías 45.3 existe uma promessa de riquezas. O versículo 1 tem o nome do destinatário: o rei Ciro.

Toda receita médica tem o nome do paciente, mas receitas de bolo são para todos (graças a Deus). De todo modo, existem instruções a serem seguidas. Existem promessas destinadas a grupos. Então, eu preciso saber se faço parte do grupo. O Antigo Testamento está repleto de promessas para Israel. Eu não sou judeu. Portanto essas promessas não são para mim. Temos ali também promessas para os justos. Então, preciso ver se eu sou justo. Por natureza, não somos, mas fomos justificados por Jesus Cristo.

Existem promessas para a Igreja. Se eu fizer parte dela, essas promessas são para mim (Atos 2.39). Existem promessas para todos, mas, ainda assim, há condições a serem verificadas. Exemplo: “Todo aquele que Nele crê… tenha a vida eterna” (João 3.16). Não é vida eterna automática para todos. Outro problema é saber o que é promessa no texto bíblico. Muitos pegam qualquer versículo e transformam numa promessa. Promessa é o que Deus disse que faria e não necessariamente o que Ele fez na vida de alguém. Como regra geral, podemos dizer que as promessas materiais são para pessoas e grupos bem específicos, mas as promessas espirituais são para todos, conforme condições estabelecidas, pré-requisitos, tempo, modo e lugar.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

  dayanecristina