Created with Snap

Vida Cristã

Que tipo de pessoa você é ou está à sua volta?

Nenhum Comentário
Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Todos nós temos comportamentos que detestamos, tanto em outras pessoas como em nós mesmos. E esses comportamentos podem fazer com que ganhemos rótulos. Comportamentos indesejáveis podem nos tornar pessoas taxadas de difíceis. Infelizmente encontramos pessoas assim todos os dias. Temos exemplos próximos de nós. E, pior, podemos ser vistos pelos outros como pessoas desse tipo.

Quero apresentar a vocês alguns desses perfis para que possamos identificar essas características e, melhor, saber como lidar com essas pessoas. Vamos lá?

Existem pessoas que são iguais a verdadeiros tanques de guerra. São agressivas, rudes, poderosas, intensas e, em determinadas situações, são cirúrgicas. Pessoas assim pensam que os fins justificam os meios. Se você estiver no caminho delas, simplesmente será eliminado.

Outro tipo são aqueles que podemos chamar de atiradores de elite. São pessoas que guardam algum ressentimento dos companheiros, mas, em vez de sair esbravejando, identificam os pontos fracos deles e usam contra eles de forma dissimulada, com fofocas, mentiras e puxando seu tapete.

Existem aqueles que são iguais a uma granada. Nos momentos de raiva e fúria, explodem de maneira desproporcional ao problema que lhe causou chateação. E, quando a explosão vem, acaba sobrando para todos que estão perto.

E quem nunca se deparou com aquelas pessoas que acham que sabem tudo? Essas pessoas normalmente não param para ouvir os outros e, ainda pior, se julgam superiores aos outros. Não perdem um minuto sequer para ouvir uma ideia, um novo projeto….

Mas encontramos também as pessoas que somente dizem ‘sim’. Concordam com tudo que lhes é apresentado. Só que, em contrapartida à rapidez com que concordam com tudo, são lentas para agir e executar qualquer tarefa que lhes é dada. Assim, pessoas que somente dizem ‘sim’ deixam para trás um rastro de tarefas não cumpridas.

Se conhecemos pessoas que somente dizem ‘sim’, também já nos deparamos com aqueles que só dizem ‘não’. Esses são mestres em desencorajar os que estão à sua volta. Adoram falar que não são negativos, mas, sim, realistas. Desmotivam qualquer pessoa que está próxima simplesmente por não verem perspectivas.

Se você já lidou com pessoas assim ou, ainda, percebeu um desses pontos em você, é hora de começar a agir. Para isso é fundamental entender que todo mundo reage de maneira diferente a cada tipo de comportamento. Uma pessoa irritante para ti pode ser aceita perfeitamente por outro. Assim, conhecer o tipo de cada um que está a sua volta é importante para lidar com as pessoas. E, por último, reconhecer o papel que você desempenha. Todos nós temos momentos difíceis. A compreensão desse comportamento por si só nos ajuda a ter sucesso com os outros.

:: FERNANDO BORJA

  dayanecristina